A indústria 4.0 como vantagem competitiva no setor automóvel

Mariana Pais, Clotilde Passos

Resultado de pesquisarevisão de pares

6 Transferências (Pure)

Resumo

A implementação de ferramentas da Indústria 4.0 no setor automobilístico tem sido uma necessidade sentida por todas as organizações do setor. Neste sentido efetua-se um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, com o objetivo de avaliar em que medida as tecnologias da Indústria 4.0 constituem uma vantagem competitiva no setor automóvel. Para a recolha de dados foram realizadas seis entrevistas a colaboradores da empresa Stellantis Mangualde, responsáveis pela implementação do projeto INDTECH 4.0. Os dados recolhidos, foram sujeitos a uma análise de conteúdo e explanados com a revisão de literatura. A recolha de dados permitiu identificar as tecnologias da Indústria 4.0 implementadas, a Robótica Avançada – robôs nas secções de ferragem, pintura e montagem, o Big Data e a Internet das coisas (IdC). Os resultados permitiram concluir que as vantagens mais evidentes foram: a produção com menor esforço; redução de custos e tempo de produção; aumento do volume de produção; melhoria no desempenho industrial; eliminação de operações do processo produtivo prejudiciais à saúde dos operadores; melhoria das condições de trabalho e o aumento da motivação dos colaboradores, fatores que constituem vantagens competitivas e contribuem para uma maior competitividade da empresa. A adoção de tecnologia para a gestão do Big Data resultou num profundo contributo para o controlo de operações e o suporte da tomada de decisão. O estudo fornece informações úteis aos gestores do sector e contribui para o avanço do conhecimento da temática.
Título traduzido da contribuiçãoIndustry 4.0 as a competitive advantage in the automotive sector
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)347-373
Número de páginas27
RevistaGestão e Desenvolvimento
Número de emissão31
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 9 mai. 2023

Keywords

  • Indústria 4.0
  • Tecnologias da indústria 4.0
  • Competitividade das organizações
  • Vantagem competitiva
  • Gestão da informação do setor automóvel

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A indústria 4.0 como vantagem competitiva no setor automóvel“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação