Resumo
A implementação de ferramentas da Indústria 4.0 no setor automobilístico tem sido uma necessidade sentida por todas as organizações do setor. Neste sentido efetua-se um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, com o objetivo de avaliar em que medida as tecnologias da Indústria 4.0 constituem uma vantagem competitiva no setor automóvel. Para a recolha de dados foram realizadas seis entrevistas a colaboradores da empresa Stellantis Mangualde, responsáveis pela implementação do projeto INDTECH 4.0. Os dados recolhidos, foram sujeitos a uma análise de conteúdo e explanados com a revisão de literatura. A recolha de dados permitiu identificar as tecnologias da Indústria 4.0 implementadas, a Robótica Avançada – robôs nas secções de ferragem, pintura e montagem, o Big Data e a Internet das coisas (IdC). Os resultados permitiram concluir que as vantagens mais evidentes foram: a produção com menor esforço; redução de custos e tempo de produção; aumento do volume de produção; melhoria no desempenho industrial; eliminação de operações do processo produtivo prejudiciais à saúde dos operadores; melhoria das condições de trabalho e o aumento da motivação dos colaboradores, fatores que constituem vantagens competitivas e contribuem para uma maior competitividade da empresa. A adoção de tecnologia para a gestão do Big Data resultou num profundo contributo para o controlo de operações e o suporte da tomada de decisão. O estudo fornece informações úteis aos gestores do sector e contribui para o avanço do conhecimento da temática.
Título traduzido da contribuição | Industry 4.0 as a competitive advantage in the automotive sector |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 347-373 |
Número de páginas | 27 |
Revista | Gestão e Desenvolvimento |
Número de emissão | 31 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 9 mai. 2023 |
Keywords
- Indústria 4.0
- Tecnologias da indústria 4.0
- Competitividade das organizações
- Vantagem competitiva
- Gestão da informação do setor automóvel