A influência e a percepção das cinco forças competitivas de Michael Porter no setor de panificação de Sobral - Ceará

Evandro Sousa, Sefisa Bezerra, Levi Silva, Luís Aragão, Elsa Morgado

Resultado de pesquisarevisão de pares

146 Transferências (Pure)

Resumo

Este trabalho aborda o estudo das Cinco Forças Competitivas de Porter no setor de panificação da cidade de Sobral - Ce com o objetivo de analisar a percepção dos empresários com relação à atuação dessas forças no setor local. Como referencial teórico, o estudo inicia com uma abordagem a respeito das Cinco Forças Competitivas de Porter como instrumento para o planejamento estratégico e uma caracterização de cada uma destas forças. A parte dedicada ao estudo empírico traz os resultados de uma pesquisa de caráter quantitativo realizada com os empresários das padarias utilizando um instrumento estatístico que possibilita uma análise segura dos dados (Teste Qui-Quadrado), os quais revelam as percepções dos mesmos acerca da intensidade das Forças de Porter dentro do setor na cidade de Sobral. Com as informações obtidas, foi possível concluir que apenas uma delas possui forte atuação no setor. As demais, na visão dos empresários, apresentam uma atuação tímida. Essas forças com atuação tímida e pouca agressiva, atualmente podem não ser vistas como ameaças, mas em longo prazo elas podem se reestruturar e atingir fortemente o desempenho do setor.
Título traduzido da contribuiçãoThe influence and perception of the five competitive forces of Michael Porter in the Sobral baking sector – Ceará
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)25-50
Número de páginas25
RevistaRevista Internacional de Ciências, Tecnologia e Sociedade
Volume2
Número de emissão3
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - jan. 2020

Keywords

  • Forças competitivas
  • Panificação
  • Estratégias

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A influência e a percepção das cinco forças competitivas de Michael Porter no setor de panificação de Sobral - Ceará“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação