A inovação nas margens da avaliação externa das escolas portuguesas

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Resumo

Numa sociedade marcada por valores neoliberais e inscrita na globalização e na ideologia da inovação, promover uma cultura de avaliação criará condições para que as escolas se afirmem como sistemas orgânicos capazes de criar e recriar estratégicas sistémicas de transformação e responsividade à mudança social. Um sistema de accountability afirma-se como uma ferramenta de suporte de culturas de escola focadas na melhoria contínua e na promoção da qualidade da educação. Neste contexto, este texto apresenta um estudo empírico desenvolvido em Portugal reportado à ação da avaliação externa desenvolvida entre 2018 e 2021. O estudo, sustentado numa análise documental de 60 relatórios de avaliação externa, combina métodos qualitativos e quantitativos para compreender se existe um efeito entre as forças e áreas de melhoria e a avaliação atribuída pela Inspeção. Os resultados sugerem que uma robusta visão estratégica e a ação de lideranças mobilizadoras são preditores transversais dos vários domínios de avaliação das escolas, ainda que registem articulações débeis. Foram ainda identificados preditores indexados a domínios específicos de avaliação: resultados académicos, autoavaliação focada no ensino aprendizagem, aprofundamento de práticas de autoavaliação e metodologias ativas de ensino-aprendizagem em relação ao domínio dos resultados; metodologias ativas de ensino- aprendizagem e resultados académicos em relação ao domínio prestação de serviço público; compromisso com a inclusão em relação ao domínio liderança e gestão. Não obstante, estas correlações apresentam, por vezes, níveis de consistência problemáticos. Não foram encontradas relações entre a avaliação de escola e os fatores implicando a inovação. Assim, a inovação é uma dimensão marginal da realidade escolar sem impacto na avaliação das escolas, centrando-se em aspetos específicos relativos à ação das lideranças, à organização de escola, ao ensino-aprendizagem e a autoavaliação.
Idioma originalPortuguese
Páginas62-65
Número de páginas4
Estado da publicaçãoPublicado - jul. 2023
EventoV Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto
Duração: 21 jul. 202323 jul. 2023
https://fep.porto.ucp.pt/pt-pt/asset/22676/file

Seminário

SeminárioV Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
País/TerritórioPortugal
CidadePorto
Período21/07/2323/07/23
Endereço da Internet

Keywords

  • Avaliação externa
  • Accountability
  • Inovação

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