A integração pluricultural na educação musical brasileira

Maria Beatriz Licursi Conceição, Maria Ione Silva, Levi Leonido, Maria do Carmo dos Santos Motta, Thelma Pignataro, Davson Mansur Irff Silva

Resultado de pesquisarevisão de pares

5 Transferências (Pure)

Resumo

A cultura brasileira, uma importante fonte de recursos para a educação musical, proporciona ao ser humano a aprendizagem espontânea vivenciada e enriquecida por múltiplos fatores. As cinco regiões do Brasil: Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, apresentam seus estados reunidos com semelhanças nos aspectos físicos, humanos, culturais, sociais e econômicos. As condições climáticas e geográficas diferenciadas contribuem significativamente para que a população adquira e cultive suas peculiaridades assim como as influências culturais de outros países e continentes devido à imigração dos respectivos povos que aqui se estabeleceram. Neste trabalho será abordada a expressão artística característica de alguns estados, destacando a importância da integração pluricultural com ênfase na música, dança e poesia, como recurso fundamental para a educação musical brasileira.
Título traduzido da contribuiçãoThe multicultural integration in Brazilian music education
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)1-21
Número de páginas21
RevistaERAS
Volume7
Número de emissão3
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - set. 2016

Keywords

  • Cultura brasileira
  • Integração pluricultural
  • Educação musical

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A integração pluricultural na educação musical brasileira“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação