Marco Aurélio Aparecido da Silva, Levi Leonido Fernandes da Silva

Resultado de pesquisarevisão de pares

25 Transferências (Pure)

O mundo está repleto de sons e o silêncio absoluto talvez não exista. Ainda no ventre materno temos os primeiros contatos com o universo sonoro. Quando pensamos em educação musical, não devemos entendê-la de forma desarticulada do ambiente social. O pensar contextualizado e significativo deve estar presente também na vida dos educadores músicos. O aprendizado musical de forma isolada deixa uma enorme lacuna no processo de formação do aluno. Percebemos no projeto educacional de Heitor Villa-Lobos, uma educação musical significativa e contextualizada, onde o princípio do aprendizado coletivo é fundamental. Ilustramos nosso pensamento com a apresentação prática em campo através do Projeto “Orquestra Solar Meninos de Luz”, projeto este em que desenvolvemos a Coordenação geral e Direção artística. Tal projeto é realizado na comunidade Pavão/Pavãozinho/Cantagalo, no Rio de Janeiro, organizamos uma Orquestra com alunos e moradores da comunidade que, sem nenhum contato com o universo musical sistêmico anterior, tiveram a oportunidade de acesso à música nesta proposta que lhes foi apresentada. A cada novo som emitido, o processo de ensino-aprendizagem musical vai se construindo e o repertório vai sendo ajustado ao novo saber construído pelo aluno. A aprendizagem coletiva passa a ser princípio metodológico e não fim do processo de educação musical.
Título traduzido da contribuiçãoThe music and the collective learning: the principle of Art with action effective of social inclusion
Páginas (de-até)25-49
Número de páginas15
RevistaRevista Internacional de Ciências, Tecnologia e Sociedade
Volume2
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 8 set. 2019

• Ensino de música
  • Aprendizagem colectiva
  • Paisagem sonora

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A música e o aprendizado coletivo: o princípio da arte com ação efetiva de inclusão social“. Em conjunto formam uma impressão digital única.