A medieval “enigma”: about the ecclesiastical trajectory of the Archbishop of Braga and “Antipope” Gregory VIII, Maurice “Bourdin” (11th-12th centuries)

Título traduzido da contribuição: Um “enigma” medieval: em torno do percurso eclesiástico do arcebispo de Braga e “antipapa” Gregório VIII, Maurício “Burdino” (séculos XI-XII)

Resultado de pesquisarevisão de pares

17 Transferências (Pure)

Resumo

Longo e diversificado foi o percurso eclesiástico e político do arcebispo bracarense e “antipapa” Maurício “Burdino”. Dentro do complexo contexto da afirmação da Igreja romana face aos poderes da Europa Medieval, bem como da reorganização da Igreja hispânica, a experiência de Maurício representa tum caso paradigmático. O estudo da sua ação permite-nos refletir acerca dos principais problemas da instituição eclesiástica e sobre as transformações da sociedade europeia, entre finais do século XI e as primeiras décadas do século XII. Neste artigo analisaremos dois aspetos específicos: primeiramente, a trajetória de Maurício à frente da arquidiocese de Braga, a partir de 1109 – privilegiando o seu relacionamento com os demais poderes eclesiásticos peninsulares e com a cúria pontifícia –, e, num segundo momento, as causas da sua “inesperada” eleição como “antipapa” Gregório VIII, pelo imperador Henrique V, em 1118, em oposição aos pontífices romanos Gelásio II e Calisto II.
Título traduzido da contribuiçãoUm “enigma” medieval: em torno do percurso eclesiástico do arcebispo de Braga e “antipapa” Gregório VIII, Maurício “Burdino” (séculos XI-XII)
Idioma originalEnglish
Páginas (de-até)87-122
Número de páginas36
RevistaLusitania Sacra
Volume2023
Número de emissão48
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 29 nov. 2023

Keywords

  • Maurício “Burdino”
  • Braga
  • Hispânia
  • Papado
  • Henrique V

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Um “enigma” medieval: em torno do percurso eclesiástico do arcebispo de Braga e “antipapa” Gregório VIII, Maurício “Burdino” (séculos XI-XII)“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação