Sandra Lima Coelho, Cláudia Carvalho Amador, Maria Isabel Guimarães

Resultado de pesquisarevisão de pares

30 Transferências (Pure)

Neste trabalho analisaram-se as experiências de confinamento de 43 jovens estudantes do primeiro ano do ensino superior dos cursos de Economia e Gestão da Católica Porto Business School, no que concerne aos processos de transição para a vida adulta e para o ensino superior em tempos de pandemia e de isolamento físico e social. A análise das narrativas biográficas redigidas pelos estudantes permitiu concluir que as circunstâncias em que ocorreram as transições foram profusamente marcantes, sobretudo, no que respeita aos rituais que assinalam os momentos de entrada na vida adulta e no ensino superior: a ausência das festas de aniversário dos 18 anos, do baile e das viagens de finalistas é mencionada como uma situação angustiante e de tristeza. Sendo a amostra constituída por jovens que beneficiam de condições materiais de existência confortáveis e que passaram pelo confinamento sem qualquer provação de cariz material, foi no campo do lazer e das atividades lúdicas que situaram o lado mais sombrio da pandemia.
Título traduzido da contribuiçãoMy lockdown experience: an analysis of biographical narratives of students in transition to adulthood and higher education
Páginas (de-até)27-33
Número de páginas7
RevistaCadernos IS-UP
Número de emissão1
Estado da publicaçãoPublicado - 4 out. 2022

• Transições
  • Rituais
  • Confinamento
  • Pandemia

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A minha experiência de confinamento: análise de narrativas biográficas de jovens em transição para a vida adulta e para o ensino superior“. Em conjunto formam uma impressão digital única.