A misericórdia como categoria política: um estilo de vida redefine o papel da educação nas sociedades

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Resumo

Esta tese pretende colocar à prova a perspetiva para os Sistemas Educativos que indica o emprego como a finalidade da educação. Depois do estudo da legislação referente ao Sistema Educativo português (da Lei de Bases de 1986 à Escola Inclusiva, de 2018) para a análise das suas finalidades, discuti-la-emos em função de um critério ético para a democraticidade dos fins do Sistema Educativo, a Misericórdia como um Estilo de Vida e uma categoria política. Esta categoria política, que procura a inclusão, alicerçada na Cultura do Encontro, promove o reforço da democracia, tal como emana do Magistério do Papa Francisco, pelas respostas que oferece quanto à resolução da injustiça e da marginalidade que caraterizam as sociedades complexas. Concluiremos com a eventual necessidade de rever as finalidades da educação, conforme explicitadas pelas políticas educativas em Portugal, no sentido de facilitar a garantia da coesão social e da democracia política. Proporemos uma integração, no Sistema Educativo português, da Pedagogia Aprendizagem-Serviço, a partir da visão da educação para a democracia de John Dewey, pelas respostas que oferece à escola quanto à escolarização e educação dos alunos, assim como a sua formação cívica, tendo em conta a perspetiva da pedagogia cooperativa emanada de Jerome Bruner. Do mesmo modo, destacaremos os efeitos transformadores que produz a nível organizacional e na comunidade circundante.
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Instituto de Estudos Políticos
Supervisores/Consultores
  • Almeida, José, Supervisor
  • Dias, Mónica, Co-orientador
Data do prémio26 jul. 2022
Estado da publicaçãoPublicado - 26 jul. 2022

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