Teresa Ruão, Clarisse Pessôa

Resultado de pesquisarevisão de pares

12 Transferências (Pure)

A reputação é um fator muito influente no trabalho de um cientista pelos seus efeitos na carreira, captação de fundos ou aprovação dos pares. Do mesmo modo que se revela importante para as unidades de I&D na construção de redes de trabalho e na angariação de financiamento, público ou privado. Contudo, o fenómeno da reputação é difícil de avaliar, pois inclui fatores subjetivos, não detetados nas habituais técnicas bibliométricas, e porque tem evoluído face às exigências da nova ciência-empreendedora. Neste contexto, desenvolvemos um estudo com o propósito de entender a natureza do fenómeno da reputação aplicado ao domínio da ciência, no ambiente de um consórcio de investigação universidade-indústria em Portugal. Trata-se de uma investigação-piloto que partiu das necessidades sentidas pela equipa de comunicação do consórcio e que tem em mãos a tarefa de gerir a reputação da parceria e dos seus investigadores. Esse artigo deixa algumas pistas para um trabalho de Comunicação Estratégica continuado.
Título traduzido da contribuiçãoThe nature of the scientific reputation phenomenon: the case of an university-industry consortia
Páginas (de-até)233-247
Número de páginas15
RevistaMedia & Jornalismo
Volume19
Número de emissão34
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 28 jun. 2019

• Reputação científica
  • Comunicação da ciência
  • Comunicação estratégica
  • Empreendedorismo científico

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A natureza do fenómeno da reputação científica: o caso dos consórcios universidade-indústria“. Em conjunto formam uma impressão digital única.