3 Citações (Scopus)
3 Transferências (Pure)

Muito embora o desenvolvimento de competências para pensar criticamente seja um esforço contínuo ao longo da vida, os projetos desenvolvidos em contextos educacionais com estes objetivos têm certamente relevância. O presente artigo descreve a implementação de um projeto visando a promoção do Pensamento Crítico em alunos do Ensino Superior, desenvolvendo uma análise da avaliação que os alunos realizaram deste processo. O projecto envolveu 60 alunos de quatro Unidades Académicas operacionalizou–se ao longo de 4 sessões (12 horas). A opção por temáticas relacionadas com o quotidiano dos alunos, contribuiu para a valorização dos processos de pensamento em torno de questões relevantes para eles e com implicações práticas para os seus projetos de vida. A operacionalização destes objetivos tinha subjacente o desenvolvimento de competências práticas nos alunos tais como a produção de textos, a defesa de diferentes pontos de vista em situação de partilha e debate de opiniões e ainda a produção de um texto individual, descrevendo o seu processo de tomada de decisão e fundamentando as suas conclusões. Os alunos identificaram vantagens ao nível dos processos cognitivos e do pensamento, que caracterizam como mais metódicos e organizados, mas também mais profundos e abrangentes. Identificaram ainda vantagens ao nível das estratégias adoptadas que essencialmente privilegiaram o debate e a argumentação, assim como os conteúdos abordados que enfatizaram questões pertinentes para os alunos.
Título traduzido da contribuiçãoA critical thinking development project in high education: the students’ perspective
Páginas (de-até)109-121
Número de páginas13
RevistaRevista Lusofona de Educacao
Volume32
Número de emissão32
Estado da publicaçãoPublished - 2016

• Pensamento crítico
  • Ensino superior
  • Promoção do pensamento crítico
  • Avaliação dos estudantes

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A perspetiva dos alunos sobre um projeto de desenvolvimento do pensamento crítico no ensino superior“. Em conjunto formam uma impressão digital única.