A polarização identitária e o desafio das migrações na interseção com o género: questões de integração e discriminação em duas gerações de mulheres nepalesas

Título traduzido da contribuição: Identity polarization and the challenge of migration at the intersection with gender: issues of integration and discrimination in two generations of Nepali women

Resultado de pesquisa

7 Transferências (Pure)

Partirei de questões teóricas sobre migrações, modernidade, discriminação de género e migração feminina internacional nepalesa. O meu objetivo será responder à pergunta de investigação: como poderemos definir uma integração bem-sucedida e avaliá-la, enquanto ponderamos experiências de discriminação operacionalizadas e narradas pelas migrantes nepalesas das duas gerações entrevistadas? Operacionalizo os conceitos-chave mais relevantes envolvidos – como as principais formas de discriminação feminina migrante, as competências e capacidades das migrantes nepalesas e aquilo que considerarei como descritores de uma integração migrante bemsucedida. Esta é uma investigação qualitativa, combinando a observação participante, o diário de campo e o método etnográfico com entrevistas semiestruturadas de 1h30m a 20 mulheres migrantes nepalesas da 1ª geração e 10 mulheres da 2ª geração em Portugal, todas maiores de 18 anos. Descrevo, em detalhe, os resultados obtidos e concluo discutindo a novidade e as implicações futuras das minhas contribuições.
Título traduzido da contribuiçãoIdentity polarization and the challenge of migration at the intersection with gender: issues of integration and discrimination in two generations of Nepali women
Número de páginas26
Estado da publicaçãoPublicado - 2023
EventoXII Congresso Português de Sociologia - Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Coimbra