A prática do sociodrama em contexto escolar

Dulce Silva, Levi Leonido, Elsa Morgado

Resultado de pesquisarevisão de pares

130 Transferências (Pure)

Resumo

Este trabalho aborda a prática do Sociodrama em contexto escolar, especificamente nas aulas de Expressão Dramática. A disciplina de expressão dramática é definida como um espaço e uma ferramenta educativa que permite desenvolver o currículo escolar em vários domínios, tais como a educação artística, a expressão corporal, a língua ou literatura e pelas suas características relacionais e interpessoais, é de facto uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de habilidades sociais e pessoais. Constatando que as práticas teatrais traziam não só uma melhoria na assimilação dos conhecimentos, como permitiam a certos alunos ajustar as suas emoções e o seu comportamento e atitudes face a determinadas situações escolares. Pois as atividades dramáticas impõem um trabalho em equipa, em grupo, que pode favorecer qualquer tipo de aula. Estas situações em que o grupo está concentrado numa atividade, num jogo, ajudam a melhorar os aspetos da socialização e da comunicação, sempre que são propostas num espaço e clima seguros para o aluno. É nesse ambiente seguro que o Sociodrama entra, tendo como base a disciplina de Expressão Dramática. Este relatório tem por objetivo ilustrar como a prática do Sociodrama pode ser aproveitada no projeto educativo de uma Escola, e de que forma poderá fazer parte integrante desse mesmo currículo.
Título traduzido da contribuiçãoPractice of sociodrama in school context
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)23-50
Número de páginas28
RevistaERAS
Volume7
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 30 jun. 2016

Keywords

  • Sociodrama
  • Expressão dramática
  • Jogo dramático

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A prática do sociodrama em contexto escolar“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação