A promoção da aprendizagem no 2º e 3º ciclos do ensino básico

Resultado de pesquisa

50 Transferências (Pure)

É imperativo que a escola consiga cumprir a sua missão central, a missão que a legitima socialmente: mobilizar todos os alunos para a aprendizagem. A difícil mobilização de um número muito significativo de alunos para a aprendizagem em ambiente escolar e o impacto negativo que esse facto provoca na aquisição de conhecimentos e, consequentemente, no seu desenvolvimento pessoal, é o problema educacional subjacente à investigação em curso que aqui apresentamos. A manutenção do modelo organizacional e pedagógico tradicional em uso na quase totalidade das escolas portuguesas pode constituir-se como um obstáculo. Temos por objetivo identificar, caracterizar e compreender a adoção de outras práticas de natureza organizacional e de natureza pedagógica que, articuladamente, possam ser assinaladas como fatores de melhoria. Procurar-se-á compreender as disposições e a perceção dos vários atores - alunos, professores e direção – quanto ao uso dessas práticas.
Título da publicação do anfitriãoEducação, territórios e desenvolvimento humano
Subtítulo da publicação do anfitriãoatas do III seminário internacional
EditoresIlídia Cabral, Joaquim Machado, Cristina Palmeirão, Isabel Baptista, Joaquim Azevedo, José Matias Alves, Maria do Céu Roldão
Local da publicaçãoPorto