Atividades por ano
Resumo
Entende-se erradamente que, sendo a rádio um meio sonoro, o silêncio nãotem lugar na narração da história. Nesta aceção simplista, ele é percecionado como um vazio na linguagem, contrastando com a fala, prova clara esuficiente do ato de comunicar. No entanto, o silêncio é um elemento fundamental para a apresentação e a compreensão de um texto em rádio, namedida em que a ausência de som também é ouvida, encerrando em si umsignificado. Face à palavra, à música e aos efeitos sonoros, o silêncio é, todavia, o menos estudado, não merecendo as suas possíveis funções na narração radiofónica mais do que algumas referências pontuais em subcapítulosde livros ou em pequenos artigos académicos. O presente texto pretendesuprir esta escassez, partindo de uma revisão das teorias de investigadoresdo meio rádio com o objetivo de evidenciar a relevância do silêncio e daspausas num tempo em que o excesso de informação parece temer a ausência de palavras.
Idioma original | Portuguese |
---|---|
Título da publicação do anfitrião | Escutar. Sentir. Guardar |
Subtítulo da publicação do anfitrião | atas do I encontro online audire |
Editores | Madalena Oliveira, Alberto Sá, Pedro Portela |
Local da publicação | Braga |
Editora | Universidade do Minho |
Páginas | 51-60 |
Número de páginas | 10 |
ISBN (impresso) | 9789898600974 |
Estado da publicação | Publicado - dez. 2020 |
Evento | I Encontro Online Audire: Escutar, Sentir, Guardar - Online, Braga Duração: 16 jul. 2020 → 16 jul. 2020 |
Conferência
Conferência | I Encontro Online Audire: Escutar, Sentir, Guardar |
---|---|
País/Território | Portugal |
Cidade | Braga |
Período | 16/07/20 → 16/07/20 |
Keywords
- Rádio
- Silêncio
- Som
Atividades
- 1 Oral presentation
Resultado de pesquisa
- 1 Abstract
-
Acesso abertoFicheiro