A relevância da leitura comparada de traduções no contexto do ensino da tradução literária

Resultado de pesquisarevisão de pares

76 Transferências (Pure)

Resumo

O presente artigo propõe-se desenvolver uma reflexão sobre a importância da leitura de traduções no contexto do ensino da tradução literária. A partir da nossa experiência como docentes das cadeiras de Tradução de Textos Literários de Alemão e de Francês, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, procuraremos argumentar que a leitura crítica e comparativa de traduções publicadas quer em língua portuguesa (língua de chegada) quer noutras línguas é essencial para a formação de tradutores literários. Em contraponto a uma imagem da tradução literária como um exercício solitário de trabalho exclusivo com os textos originais, as autoras elaboraram um programa da cadeira que assenta na leitura de traduções com os seguintes objetivos didáticos: estudar os marcos da História da Literatura que contribuem para a configuração das línguas literárias alemão e francês; formar tradutores conscientes da função do paratexto em literatura traduzida, promovendo assim a literacia paratextual; educar tradutores eticamente responsáveis (pelo contacto com boas práticas) e informados dos seus direitos e obrigações; formar leitores de tradução sensíveis aos diferentes estilos de tradutor/tradução. O programa das disciplinas está organizado em quatro módulos: a figura do tradutor literário, história da literatura, paratextos em tradução e prática da tradução. Espera-se, assim, que, ao longo do semestre, os alunos criem hábitos de leitura em literatura traduzida e desenvolvam uma conceção própria estética e ética do que é a tradução literária do alemão e do francês para o português, que, por sua vez, deverá guiar a produção das suas traduções.
Título traduzido da contribuiçãoThe relevance of comparative readings of translations in literary translation teaching
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)107-117
Número de páginas11
RevistaEntreler
Número de emissão2
Estado da publicaçãoPublicado - mai. 2022

Keywords

  • Didática da tradução
  • Leitura crítica da tradução literária
  • História da língua literária
  • Estilo e ética do tradutor literário
  • Literacia (para)textual em tradução

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A relevância da leitura comparada de traduções no contexto do ensino da tradução literária“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação