Projetos por ano
Resumo
A Agenda 2030 da ONU realça a importância da cultura, da arte e da educação para o desenvolvimento humano sustentável, o empoderamento individual, a cidadania ativa, a inclusão social e a coesão territorial. Duas literacias que para isso contribuem são a artística e a digital, estimulando capacidades de comunicação, sensibilidade, empatia e pensamento crítico que definem indivíduos e realidades. Também o cinema contribui para essa definição, combinando expressões e experiências artístico-culturais com modos de criação e receção cada vez mais próximos das tecnologias digitais. Os cruzamentos entre cinema e educação têm propiciado diferentes estratégias que confirmam a sua relevância para uma consciência e apropriação críticas do mundo por parte dos jovens. A proliferação das imagens como formas privilegiadas de contacto com o real acarreta a necessidade de reforçar competências de codificação e descodificação das mesmas. Esta deve trabalhar-se nas escolas, com abordagens que permitam compreender o papel do cinema e da comunicação digital na construção de perspetivas, sensibilidades e saberes polissémicos e informados. Assim, neste texto analisaremos os modos como cinema e tecnologia se posicionam, hoje, como áreas fundamentais para processos educativos de caráter inclusivo e sustentável, oferecendo amplas possibilidades de cognição, afetividade e atuação, quer individual quer coletiva.
Título traduzido da contribuição | The relevance of film and digital literacies to inclusive and sustainable educational processes |
---|---|
Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 136-150 |
Número de páginas | 15 |
Revista | EducaOnline |
Volume | 15 |
Número de emissão | 2 |
Estado da publicação | Publicado - mai 2021 |
Keywords
- Cinema
- Educação
- Tecnologia
- Inclusão
- Sustentabilidade
Impressão digital
Mergulhe nos tópicos de investigação de “A relevância das literacias fílmica e digital para processos educativos inclusivos e sustentáveis“. Em conjunto formam uma impressão digital única.Projetos
- 1 Ativos
-
CITAR: Research Center for Science and Technology of the Arts
Vieira, E., Nobre da Silva Pais, A. M., Filipe, C., Serra, S., Baltazar, A., Lobo, C., Carmona, C. R., Sá, C., Sousa, G. V. E., Pereira, H. M., Neves, J., Teixeira, J., Gomes, J. A., Carvalho, J. V., Castro, L., Teixeira, L., Aguiar, M., Crespo, N., Camarneiro, N., Costa, P. R., Pestana, P. D., Alves, P., Kunz, S., Neves, S., Coutinho, V. M., Galán-Pérez, A., Rangel, A., Natálio, C. E. R. M., Henriques, F., Afonso Lopes, M. I., Bordalo, R. & Lamounier, S.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
1/01/20 → 31/12/23
Projeto