A restrição física da mobilidade – estudo sobre os aspetos ligados à sua utilização com fins terapêuticos

Título traduzido da contribuição: A restrição física da mobilidade – estudo sobre os aspetos ligados à sua utilização com fins terapêuticos.

Honório Faria*, Abel Paiva, Paulo Marques

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

6 Citações (Scopus)
12 Transferências (Pure)

Resumo

Cuidar de pessoas com perturbações da memória e da atividade psicomotora, gerir o risco e promover a segurança destes doentes, implica pensamento crítico baseado em conhecimentos específicos, que permitam compreender estas alterações e planear intervenções adaptadas às suas necessidades. O uso de restrições físicas da mobilidade (RFM) é uma ação levada a cabo por parte dos profissionais de saúde. com este estudo pretendeu-se analisar a problemática da RFM de forma a identificar a frequência, locais, tipos, localização anatómica da aplicação RFM e os critérios usados pelos enfermeiros para o uso das RFM. Este estudo foi desenvolvido num hospital universitário central, de Portugal, delineado no paradigma quantitativo, utilizando a técnica de observação e entrevista. A amostra obtida foi de 110 doentes internados em unidades de cuidados agudos médicos e cirúrgicos. Relativamente às razões para o uso das RFM conclui-se que 36,5% recai sobre o risco de queda. Identificou-se as grades na cama, em 58,5%, como o tipo de RFM mais usado, o que sugere uma intenção de segurança por parte dos enfermeiros. Somente 20% dos doentes tinham sido aplicadas medidas alternativas à RFM, não sendo estas eficazes, sugerindo a necessidade de atenção prioritária no futuro.
Título traduzido da contribuiçãoA restrição física da mobilidade – estudo sobre os aspetos ligados à sua utilização com fins terapêuticos.
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)7-16
Número de páginas10
RevistaReferência
Volume2012
Número de emissão6
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - mar. 2012

Keywords

  • Restrição física
  • Confusão
  • Acidentes por quedas
  • Prevenção e controlo

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A restrição física da mobilidade – estudo sobre os aspetos ligados à sua utilização com fins terapêuticos.“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação