A secularização contextual: novas perspetivas sobre o estudo sociológico da religião

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Este trabalho investiga as origens e os desenvolvimentos das compreensões sociológicas sobre a relação modernidade-religião. Dada a fragilidade teórica das conceções clássicas sobre o processo da modernização e a sua refutação ao longo do século XX, as ciências sociais produziram um novo paradigma – a teoria das múltiplas modernidades. A sua maior sensibilidade ao contexto e às diferentes trajetórias históricas, mas também a sua acomodação do e compatibilidade com o fenómeno religioso, despertaram um novo interesse nos estudos sobre a secularização. Desenvolveram-se hipóteses sobre múltiplas secularizações. Contudo, a sua sustentação foi débil e inconsequente tanto ao nível teórico como ao nível empírico. A nossa investigação propõe, assim, uma nova abordagem que capte com maior flexibilidade e precisão as atual dinâmica entre modernidade e religião. Sugerimos a utilização de categorias analíticas de médio-alcance, procurando equilibrar extensão (dos casos estudos) e intenção (das propriedades de cada caso), mas dando ênfase à última. Propomos, então, uma análise contextual da secularização.
Título traduzido da contribuiçãoContextual secularization: new perspectives on the sociological study of religion
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoNa era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo. Atas do X Congresso Português de Sociologia
EditoraAssociaçao Portuguesa de Sociologia (APS)
Número de páginas27
ISBN (impresso)9789899798151
Estado da publicaçãoPublicado - 2020
Publicado externamenteSim
EventoX Congresso Português de Sociologia - Covilhã
Duração: 10 jul 201812 jul 2018

Conferência

ConferênciaX Congresso Português de Sociologia
País/TerritórioPortugal
Período10/07/1812/07/18

Keywords

  • Modernidade
  • Múltiplas modernidades
  • Secularização
  • Secularização contextual

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A secularização contextual: novas perspetivas sobre o estudo sociológico da religião“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação