A Sociedade Bíblica e a promoção da influência educativa e civilizadora da Bíblia no Portugal do século XIX

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Transferências (Pure)

Resumo

O projeto de divulgação da Bíblia promovido e liderado no século XIX em Portugal pela Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira (SBBE) assentou num objetivo fundamental: fazer chegar à população portuguesa os textos bíblicos em português. A vulgarização das Escrituras, que a SBBE procurou não fazer depender do maior ou menor grau de alfabetização dos espaços onde intervinha, correspondia contudo a um projeto educativo amplo que, sendo representado como contraposição do «conhecimento» à «ignorância», valorizava a possibilidade de se aceder diretamente aos textos e dinamizava a literacia como questão de princípio. O percurso da Sociedade Bíblica em Portugal é por conseguinte também o da história da promoção da «influência educativa da Bíblia», com uma tradução ampla nos campos da instrução e das dinâmicas juvenis, na definição de programas moralizadores e na diversificação do universo literário e teológico cristão.
Título traduzido da contribuiçãoThe Bible Society and the promotion of the educational and civilizing influence of the Bible in Portugal in the 19th century
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)31-60
Número de páginas30
RevistaLusitania Sacra
Número de emissão39
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - jan 2019

Keywords

  • Bíblia
  • Educação
  • Juventude
  • Imprensa
  • Youth
  • Protestantismo

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A Sociedade Bíblica e a promoção da influência educativa e civilizadora da Bíblia no Portugal do século XIX“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação