A teoria mesônica e os jovens físicos brasileiros: a organização da física de partículas como campo de pesquisas (1944-1951)

Heráclio Tavares, Karin Silvia Franzoni Fornazier Guimaraes, António Videira

Resultado de pesquisa

Resumo

Nesse artigo, analisaremos o processo de constituiçãoo de uma agenda própria na física de partículas elementares de um grupo de jovens físicos, brasileiros e estrangeiros, que atuou na segunda metade dos anos 1940, tomando o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) como a instituição referência onde esse esforço foi implementado. Através de um amplo conjunto de vestígios que nos chegaram, perceberemos as decisões que esse grupo tomou diante de problemas de ordem científica e não científica em suas próprias circunstâncias históricas. Dedicaremos especial atenção a cientistas brasileiros, como José Leite Lopes, Jayme Tiomno e César Lattes, tomando-os como sujeitos históricos centrais na emergência da física de partículas elementares.
Título traduzido da contribuiçãoThe mesonic theory and the young Brazilian physicists: the organization of particle physics as a research field (1944-1951)
Idioma originalPortuguese
Número do artigoe20220043
Páginas (de-até)1-20
Número de páginas20
RevistaRevista Brasileira de Ensino de Física
Volume44
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2022
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Cbpf
  • César lattes
  • Jayme tiomno
  • José leite lopes
  • Particle physics

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A teoria mesônica e os jovens físicos brasileiros: a organização da física de partículas como campo de pesquisas (1944-1951)“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação