Resumo
Nos últimos anos, avanços tecnológicos importantes a nível da Tradução Automática Neuronal aproximaram estes sistemas da promessa de traduzibilidade universal, agora amplificados por versões sucessivas de ferramentas generativas, como o ChatGPT. Estas tecnologias terão necessariamente efeitos ao nível da formação e da didática da tradução e também das línguas. No presente trabalho, toma-se como base dois exercícios realizados em aula para analisar os desafios e oportunidades criados pela TA e o seu impacto na didática da tradução, bem como a importância da literacia em TA como elemento estruturador da formação de tradutores.
Título traduzido da contribuição | Machine translation in translation teaching: challenges and opportunities |
---|---|
Idioma original | Portuguese |
Número de páginas | 10 |
Estado da publicação | Publicado - 2024 |
Evento | I Congresso Internacional de Humanidades UAb - Heranças e Desafios - Universidade Aberta, Lisboa Duração: 6 jun. 2023 → 7 jun. 2023 Número de conferência: I https://congresso.humanidades.uab.pt/ |
Conferência
Conferência | I Congresso Internacional de Humanidades UAb - Heranças e Desafios |
---|---|
Título abreviado | CIH-UAb |
País/Território | Portugal |
Cidade | Lisboa |
Período | 6/06/23 → 7/06/23 |
Endereço da Internet |
Keywords
- Tradução automática
- Didática da tradução
- Inteligência artificial