Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Transferências (Pure)

O mundo está em aceleradas mudanças. As sociedades escolheram em muitos casos, padrões insustentáveis de consumo baseados na sobre utilização de recursos e na rápida transformação de ecossistemas que mudaram a relação do ser humano com a Natureza, colocando-a numa posição de fragilidade ecológica. Nunca antes foi tão evidente que a Humanidade está perante enormes desafios, que tem de enfrentar, criando soluções em conformidade. Compatibilizar o crescimento económico com os objetivos de preservação da Natureza, através de um novo modelo de desenvolvimento, apoiadas simultaneamente na prosperidade económica, equidade social e na preservação do meio ambiente, exige a preparação de recursos humanos que conduzam essa transição para padrões sustentáveis. Será determinante o capital intelectual e criativo das futuras gerações, promovido pelo conhecimento, criatividade e inovação. Neste contexto, novas e grandes responsabilidades recaem sobre a Universidade, local privilegiado para essa formação. O objetivo deste trabalho é identificar e sintetizar num quadro coerente as competências-chave a adquirir nas instituições de ensino superior, rumo à sustentabilidade, com base numa revisão e análise da literatura relevante em Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Este trabalho aborda ainda o impacto da nova agenda de sustentabilidade no trabalho do professor.
Título traduzido da contribuiçãoThe university and the development of key competences for sustainable development
Páginas (de-até)37-55
Número de páginas19
RevistaRevista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento da Universidade Católica de Moçambique
Volume1
Número de emissão6
Estado da publicaçãoPublicado - 2016

• Educação para o desenvolvimento sustentável
  • Universidade
  • Competências transversais
  • Professor do século XXI

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A universidade e o desenvolvimento de competências-chave para o desenvolvimento sustentável“. Em conjunto formam uma impressão digital única.