A vida na comunidade política: a ética na sociedade democrática

Eduardo Jorge Duque, António Calheiros

Resultado de pesquisa

Resumo

Torna-se cada vez mais evidente a necessidade de que a vida em sociedade se inspire em valores éticos fundamentais, já que estes são o motor de formas diferenciadas de orientação da sociedade. O desenvolvimento social manifesta a relação necessária entre a natureza, a inovação e um conjunto de valores e comportamentos que, na vida em sociedade, têm expressão no princípio da racionalidade sociocultural, pelo que a generalização do desenvolvimento implica a generalização dos mesmos valores e comportamentos; ou seja, se houvesse, entre nós, o hábito generalizado de valores, atitudes e comportamentos de matriz sustentável, os programas resultantes desses valores seriam naturalmente sustentáveis e, naturalmente, maduros, participativos, democráticos e integrados. A transformação do bem comum não se faz por decreto. Faz-se com as pessoas, envolvendo-as, porque o bem comum condensa muitos dos carateres subjacentes à maior parte dos conceitos de dignidade da pessoa, que, levada a sério, determina de per se uma transformação social, já que destrona a economia especulativa como centro do desenvolvimento e da história e devolve o protagonismo às pessoas e à natureza, restituição imprescindível para se construir um futuro sustentável.
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoEcosofia e ecologias no mundo contemporâneo
EditoraUniversidade do Minho
ISBN (impresso)9789899633520
Estado da publicaçãoPublicado - 2014
EventoII Simpósio Internacional “Ecosofia e Ecologias no mundo contemporâneo – um debate entre as Ciências e a Arte” - Universidade do Minho, Braga
Duração: 24 out 201325 out 2013

Conferência

ConferênciaII Simpósio Internacional “Ecosofia e Ecologias no mundo contemporâneo – um debate entre as Ciências e a Arte”
País/TerritórioPortugal
CidadeBraga
Período24/10/1325/10/13

Keywords

  • Valores éticos
  • Dignidade humana
  • Vida em sociedade
  • Educação social

Citação