A voz da criança autista: o estímulo musical cantado como suporte à comunicação

Rosalina Machado

Resultado de pesquisarevisão de pares

15 Transferências (Pure)

Resumo

A voz das crianças de espectro autista revela ser monocórdica, pouco flexível e desprovida de emoções. O tema desta investigação surgiu do interesse em averiguar se seria possível verificar alterações no tom de voz da criança de espectro autista através da música cantada. O estudo teve como objectivo principal verificar se a frequência fundamental (F0) sofreu alterações depois do estímulo cantado. A amostra engloba os alunos das salas TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children) de quatro escolas primárias do distrito de Lisboa, tendo o estudo sido realizado nas instalações das escolas, com um total de 20 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 13 anos. O funcionamento das salas baseia-se numa metodologia desenvolvida para crianças com espectro de autismo. As sessões musicais, que foram realizadas como parte do estudo, consistiam em cantar durante 15 minutos uma música com o auxílio de um suporte instrumental gravado, de forma a que cada criança pudesse ouvir e sentir os fenómenos resultantes da voz cantada por um profissional de canto. A recolha de dados foi realizada individualmente recorrendo à aplicação Audacity. As palavras que foram seleccionadas de cada elemento da amostra foram posteriormente analisadas no Praat para obter as médias da F0. Apesar de não ser possível generalizar os resultados, o presente estudo demonstrou que dez sessões musicais foram suficientes para verificar alterações da F0 (P=0,008; X=0.1), assim como alterações no comportamento da amostra em estudo.
Título traduzido da contribuiçãoThe voice of the autistic child: the singing voice stimulus as a support for communication
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)65-73
Número de páginas9
Revista Cadernos de Saúde
Volume1
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jan. 2008

Keywords

  • Voz
  • Autismo
  • Criança autista
  • Frequência fundamental
  • Música
  • Comportamento

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A voz da criança autista: o estímulo musical cantado como suporte à comunicação“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação