Abandono oculto: um fenómeno silencioso

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Transferências (Pure)

Resumo

Apresenta-se o trabalho desenvolvido no âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação, quepretendeu compreender o que acontece na escola com os alunos que, não sendo considerados em situação de abandono escolar efetivo, permanecem matriculados no sistema educativo/ formativosem se envolverem no seu processo de aprendizagem e, como tal, em abandono escolar oculto.Procede-se ao enquadramento teórico, clarificando os conceitos convocados – Abandono Precocede Educação e Formação (APEF), de desengajamento escolar e de abandono oculto – descreve-sea metodologia adotada e apresentam-se os principais resultados do estudo desenvolvido.Explicita-se a opção metodológica por um estudo de cariz qualitativo, numa lógica de estudo decaso instrumental, múltiplo, adotando uma perspetiva holística e ancorado no paradigma dacomplexidade. Para garantir a validade do estudo, recorremos à triangulação de dados,mobilizando técnicas de recolha de dados como a pesquisa arquivística ou documental e oinquérito por questionário, mas também instrumentos e técnicas próprias de uma abordagemquantitativa. Esta triangulação fez-se também pela utilização de variadas fontes de informaçãoe pela recolha de dados em momentos distintos. Referem-se os procedimentos, enfatizando aconstrução de um Perfil de Aluno em Abandono Oculto e a conceção de um Dispositivo deIdentificação do Abandono Oculto (DIAO) e apresenta-se a amostra.A recolha e análise dos dados produzidos pelo DIAO, permitiu-nos identificar, caracterizar osalunos em abandono oculto e definir em que nível de gravidade se encontravam. Os resultadoslevam-nos a concluir que existe APEF e abandono oculto no agrupamento-contexto, fruto de umprocesso de desengajamento escolar, patente no forte contributo das variáveis fraco desempenhoescolar, absentismo e problemas de comportamento/ indisciplina.
Título traduzido da contribuiçãoHidden dropout: a silent phenomenon
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)93-112
Número de páginas20
RevistaEduca
Número de emissão8
Estado da publicaçãoPublicado - 2022

Keywords

  • Abandono oculto
  • Abandono precoce de educação e formação
  • Desengajamento escolar
  • DIAO

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Abandono oculto: um fenómeno silencioso“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação