Iolanda Ribeiro, Olga Dias, Íris M. Oliveira, Paula Miranda, Gabriela Ferreira, Magda Saraiva, Rui Paulo, Irene Cadime

Resultado de pesquisarevisão de pares

2 Citações (Scopus)

O objetivo deste estudo foi adaptar e validar uma escala de avaliação de estratégias de leitura para a população Portuguesa. A Reading Strategy Use (RSU) é uma medida de avaliação de estratégias cognitivas e metacognitivas, com 22 itens. A amostra foi constituída por 428 alunos do quinto e sexto ano de escolaridade. Estudou-se a estrutura da escala com recurso à análise fatorial confirmatória, testando-se o ajustamento de modelos de dois e de um fator. Obtiveram-se melhores indicadores de ajustamento para o modelo unifatorial. O valor do alfa de Cronbach foi de .85. Os resultados na RSU apresentaram correlações significativas com o desempenho escolar em Língua Portuguesa. Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre os participantes do sexo feminino e masculino, com as raparigas a obterem resultados superiores. Estes resultados fornecem evidência de validade e fidelidade para a escala. São discutidas implicações dos resultados, limitações e questões a abordar em investigações futuras.
Título traduzido da contribuiçãoAdaptation and validation of the Reading Strategy Use scale for the Portuguese population
Páginas (de-até)25-36
Número de páginas12
RevistaRevista Iberoamericana de diagnóstico y evaluación e avaliação psicológica
Volume1
Número de emissão40
Estado da publicaçãoPublished - 2015
Publicado externamenteSim

• Estratégias de leitura
  • Estratégias cognitivas e metacognitivas
  • Avaliação
  • Validade
  • Fidelidade

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Adaptação e validação da Escala Reading Strategy Use para a população portuguesa“. Em conjunto formam uma impressão digital única.