O pensamento estético e as bases da consciência ético-política à luz da fenomenologia de Mikel Dufrenne

Resultado de pesquisarevisão de pares

7 Transferências (Pure)

Resumo

É nossa intenção, com este trabalho, contribuir para a análise das implicações entre a experiência estética e a experiência dos valores sociais e políticos, duas modalidades fundamentais da nossa experiência do mundo. Esta análise tem como ponto de referência o conjunto dos textos do filósofo Mikel Dufrenne, nos quais desenvolve mais sistematicamente tais questões, nomeadamente os textos: Art et politique (1974); “Comment peut-on aller au cinéma?” (1976); “Création et engagement politique” (1976); “L’art de masse existe-t-il?” (1976); Subversion, Perversion (1977); “Arte e società” (1981); “Le spect-acteur du film” (1981); “Vie de l’art, art de la vie” (1989); “Révolution dans l’art?” (1990). Nesta linha, interessa-nos explorar as relações teórico-práticas entre os dois campos da experiência humana, especialmente, o modo como a vivência da aisthesis promove, no domínio da ação política, a consciência de um ideal de justiça e de equilíbrio. A importância da abordagem de M. Dufrenne é, quanto a nós, justificada triplamente. Desde logo, pelo facto de se mover no interior de uma fenomenologia aberta à filosofia da ação ética e política. Em segundo lugar, por articular a kantiana contemplação “desinteressada” da beleza e do sublime com a dimensão comunitária da existência. Finalmente, pelo entrecruzamento de um a priori afetivo - transcendental e fundamento ontológico/metafísico da relação do sujeito com mundo - com a experiência da aisthesis, inserida na temporalidade e na historicidade da polis. Em síntese, esta abordagem é portadora de um contributo de relevo para o equacionamento do papel da arte e da experiência estética na encruzilhada em que hoje se encontra o pensamento e a ação política.
Título traduzido da contribuiçãoAesthetic thought and the bases of ethical-political consciousness from the perspective of Mikel Dufrenne’s phenomenology
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoEstética, arte y política
EditoresMaría Jesús Godoy Domínguez, Fernando Infante del Rosal, Antonio Molina Flores, Vitor Moura
Local da publicaçãoValència
EditoraUniversitat de Valencia
Páginas99-115
Número de páginas18
Volume1
ISBN (impresso)9788409209255
Estado da publicaçãoPublished - 2020

Keywords

  • Estética
  • Mikel Dufrenne
  • Experiência estética
  • Ética
  • Política

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “O pensamento estético e as bases da consciência ético-política à luz da fenomenologia de Mikel Dufrenne“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação