Ajustamento psicossocial ao cancro da mama em função do tipo de cirurgia

Susana Fernandes*, Teresa McIntyre, Ângela Leite

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

3 Citações (Scopus)

Resumo

Este estudo compara o ajustamento psicossocial à doença em mulheres com cancro da mama submetidas a cirurgia de conservação e mastectomia, prevendo diferenças entre os dois grupos. Procura ainda avaliar se há diferenças no ajustamento ao longo de quatro momentos de avaliação. A amostra foi constituída por 74 mulheres no estádio I-III da doença submetidas a cirurgia. Todas as mulheres responderam a questionários de baseline, antes da cirurgia, e foram seguidas longitudinalmente até ao final dos tratamentos. As dimensões do ajustamento psicossocial avaliadas foram o estado emocional, as representações da doença e a funcionalidade, não se tendo verificado diferenças no ajustamento,para a grande maioria das variáveis psicossociais estudadas, em função do tipo de cirurgia. Contudo,encontramos diferenças significativas para as representações de doença (compreensão da doença) epara a funcionalidade (categoria lazer, sono e dimensão psicossocial), tendo os resultados sido mais favoráveis para as mulheres que realizaram uma mastectomia. Estes resultados são inesperados uma vez que a cirurgia de conservação pretende proporcionar um resultado cosmético mais satisfatório ecom taxas de sobrevivência equivalentes às da mastectomia, fazendo supor que se conseguiria obter um melhor ajustamento psicossocial. Os dados encontrados sugerem que o tipo de cirurgia não parece predizer o ajustamento psicossocial. No entanto, considera-se que implicar as doentes na escolha do tipo de cirurgia, sempre que isso seja possível, pode beneficiar uma compreensão mais ajustada acercada doença e do tratamento, com repercussões mais favoráveis ao nível emocional e da funcionalidade.
Título traduzido da contribuiçãoPsychosocial adjustment to breast cancer in women with conservative surgery vs mastectomy
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)199-217
Número de páginas19
RevistaAnálise Psicológica
Volume36
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2018
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Breast cancer
  • Conservation surgery
  • Mastectomy
  • Psychosocial adjustment
  • Type of surgery

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Ajustamento psicossocial ao cancro da mama em função do tipo de cirurgia“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação