Algoritmos de recomendação nas plataformas digitais de trabalho: implicações e propostas de ação para um trabalho digno

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

A Quarta Revolução Industrial trouxe transformações profundas ao mundo, impactando as relações económicas, sociais e políticas, introduzindo adicionalmente um novo paradigma para as relações de trabalho. O avanço tecnológico impulsionou o surgimento de negócios baseados em plataformas digitais, tornando-se uma fonte significativa de emprego para muitos indivíduos. Essas plataformas utilizam inteligência artificial e algoritmos para conectar a oferta e a demanda de produtos e serviços, oferecendo oportunidades de trabalho flexíveis e geralmente inclusivas. Por outro lado, o tema “plataformização da economia” integra os desafios relacionados à concorrência, questões fiscais e tributárias e, sobretudo, a questões laborais. Essas tecnologias continuam a evoluir, buscando otimizar a utilização estratégica de dados para tomadas de decisões mais acertadas e criteriosas, maximizando os substratos informacionais ao nível de dados que têm para as tomadas de decisões. Nesse contexto, o algoritmo de recomendação surge como uma reação aos comportamentos provenientes da interação plataforma/usuário que, ao mesmo tempo, “vigia” o sistema, adequa-o às preferências dos utilizadores e aplica pequenas ações para gerar reações nesses mesmos utilizadores. Essa ferramenta de monitorização e otimização é estruturada com o foco no negócio, pelo que não tem em consideração eventuais efeitos adversos aos usuários e trabalhadores, utilizando-os predominantemente como fonte primária de recolha de dados. É com base nesse panorama que o presente artigo se propõe a analisar os efeitos dos algoritmos de recomendação das plataformas digitais de trabalho sobre os seus “prestadores de serviço”, evidenciando os aspetos positivos e negativos deste mecanismo de melhoria da experiência do usuário/personalização e, simultaneamente, abordar o seu viés de controlo e “gameficação” no ambiente virtual de trabalho dos trabalhadores de plataformas. No final, irão ser propostas algumas soluções a favor da utilização benéfica da inteligência artificial, no sentido de se colmatarem os efeitos prejudiciais evidenciados aquando da aplicação prática dos algoritmos de recomendação no trabalho dos gig workers.
Título traduzido da contribuiçãoRecommendation algorithms on digital work platforms: recommendations and action proposals for dignified work
Idioma originalPortuguese
Número de páginas21
RevistaQuestões Laborais
Estado da publicaçãoAceite para publicação - 15 jan. 2024

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Algoritmos de recomendação nas plataformas digitais de trabalho: implicações e propostas de ação para um trabalho digno“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação