Resumo
Inquiry-Based Science Education (IBSE) e um método de ensino centrado no aluno e na investigação de questões, entendida como a forca motriz para a aprendizagem. Para compreender os impactos desta metodologia em aprendizagens sobre a importância, diversidade e evolução das plantas, a aula “A alga que queria ser flor” foi aplicada a 160 alunos, do 3o, 5o e 6o ano do nível básico de escolaridade (7-12 anos), em contato direto com as plantas e recorrendo a diferentes valências educativas. A aprendizagem e as atitudes dos alunos foram avaliadas aplicando pré e pós-questionários. ‘Conhecer os cinco grupos de plantas e sua evolução’ foi novo conhecimento adquirido, conseguido por mais de 50% dos alunos (52,5%, 97,6% e 89,5% dos alunos do 3o, 5o e 6o, respetivamente). No aumento global do aprendizado, os alunos do 5o ano revelaram também a maior pontuação nas respostas corretas/parcialmente corretas (217,1), depois o 6o ano (170,3), e por ultimo o 3o ano (88,6). A maioria dos alunos (> 49-78%) apreciou esta experiência IBSE, principalmente porque ‘Aprenderam mais’. No geral, os alunos ‘Sentiram-se mais inspirados’ (49-78%) e mais de 81% ‘Dispostos a adotar novas atitudes sobre a natureza’. Apesar de uma expressão e consistência pouco significativas, com a metodologia IBSE novos conceitos e atitudes sobre as plantas foram aprendidas por alunos dos 7 aos 14 anos, independentemente da idade.
Idioma original | Portuguese |
---|---|
Título da publicação do anfitrião | Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano |
Subtítulo da publicação do anfitrião | Atas do I Seminário Internacional |
Local da publicação | Porto |
Editora | Universidade Católica Editora - Porto |
Páginas | 95-109 |
Número de páginas | 15 |
Volume | 2 |
ISBN (eletrónico) | 9789899948600 |
Estado da publicação | Publicado - 2015 |
Evento | I Seminário Internacional: educação, territórios e desenvolvimento humano - Universidade Católica Portuguesa, Porto Duração: 23 jun 2015 → 24 jun 2015 |
Conferência
Conferência | I Seminário Internacional: educação, territórios e desenvolvimento humano |
---|---|
País/Território | Portugal |
Cidade | Porto |
Período | 23/06/15 → 24/06/15 |
Keywords
- IBSE
- Metodologias experimentais
- Aprendizagem ativa
- Ciências da natureza