Análise da concorrência para a criação de marcas: uma proposta de diálogo entre marketing, comunicação e registo

Nuno Lucena Martinho, José Gabriel Andrade, Elaine Vianna

Resultado de pesquisarevisão de pares

4 Transferências (Pure)

Resumo

Este artigo tem como objetivo oferecer um estudo interdisciplinar em que o marketing, o branding, a comunicação e aspetos do sistema de registo de marcas contribuem para a confirmação da análise da concorrência como dinâmica fundamental para a criação de uma marca nova. Recorrendo ao processo de criação da marca Dr. Well’s, desenvolveu-se um estudo de caso em que, através da identificação dos vários componentes da marca, foi demonstrado o papel da análise da concorrência em cada um destes componentes. O trabalho foi desenvolvido em etapas de sequência, a primeira das quais foi a revisão da literatura sobre a análise da concorrência. Em seguida, foram valorizados os aspetos teóricos sobre a criação de marcas, através do conhecimento contido nos autores sobre as áreas do marketing e do branding. O terceiro ponto de abordagem do trabalho focou os aspetos fundamentais do sistema de registo de marcas e as possibilidades de utilização das informações contidas para estudos de concorrência. Em seguida, foi analisado o estudo sobre a criação da marca Dr. Well’s, em que foram abordados os aspetos teóricos da comunicação. Com este trabalho, pretendemos compreender como a concorrência desempenha um papel crucial na criação dos principais pilares estruturais da marca e como a concorrência desempenha um papel crucial na criação dos principais pilares estruturais da marca, como a criação de um conceito, de um posicionamento e de uma ideologia, influenciando todos os outros elementos indiretamente, uma vez que o processo de criação de marcas não é unilateral e todos os componentes interagem entre si.
Título traduzido da contribuiçãoCompetitor analysis for brand creation: a proposal for a dialog between marketing, communication and registration
Idioma originalPortuguese
Número de páginas26
RevistaComunicação Pública
Volume17
Número de emissão32
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 30 jun. 2022

Keywords

  • Concorrência
  • Marca
  • Marketing
  • Registo de marca

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Análise da concorrência para a criação de marcas: uma proposta de diálogo entre marketing, comunicação e registo“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação