Análise da iconicidade de quatro propostas de denominações neológicas para conceitos da Física (acústica) na LSB

Taynã Naves, Ana Mineiro, Celda Morgado

Resultado de pesquisarevisão de pares

3 Transferências (Pure)

Resumo

Neste trabalho pretende-se analisar a motivação icónica de algumas propostas de denominações neológicas na área da Física acústica. Assim, far-se-á a correlação entre o referente icônico evocado pelo significante gestual e o conceito das neologias terminológicas SOM-FORTE, SOM-FRACO, SOM-GRAVE e SOM-AGUDO. Para esta análise adotaremos o modelo da iconicidade analógica de Taub (2001), desenhado no âmbito da linguística cognitiva, o qual define a iconicidade linguística como o mapeamento mental das estruturas preservadas nas relações de similaridade analógica entre forma e significado. A nossa análise das quatro neologias para conceitos de acústica revelou ambiguidades linguísticas entre as formas que denominam conceitos diferentes. Em alternativa, propomos a utilização do mapeamento icónico-metafórico (à luz de Taub) para a criação de expressões icónicas que não entrem em contradição com o conceito que buscam denominar, utilizando gestos do léxico comum da LSB, paráfrases de conceitos básicos em física e aproveitando a iconicidade visual de diversos materiais didáticos utilizados no ensino de Física.
Título traduzido da contribuiçãoAnalysis of the iconicity of four proposals of neological denominations for Physics (acoustic) concepts in BSL
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)104-128
Número de páginas25
RevistaSensos-e
Volume6
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 16 set 2019

Keywords

  • Denominações neológicas da física
  • Iconicidade
  • Mapeamento icónico-metafórico

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Análise da iconicidade de quatro propostas de denominações neológicas para conceitos da Física (acústica) na LSB“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação