Análise do setor cultural e criativo em Portugal: principais estudos macroeconômicos entre 2008-2018

Maria Raquel Cortez, Luís Teixeira

Resultado de pesquisarevisão de pares

2 Transferências (Pure)

Resumo

Em Portugal, datam do início deste milénio os primeiros estudos sobre o setor cultural e criativo e a sua projeção no desenvolvimento do país. Estes estudos são encomendados por entidades públicas ou associações privadas sem fins lucrativos com o objetivo de compreender o quadro económico do setor, entender o contexto global e as especificidades locais, permitindo identificar modelos de implementação e apoiar projetos para financiamento público. Assim, permitem identificar um novo paradigma de desenvolvimento que aproxima a cultura e economia, identificando a criatividade e a cultura como os motores do desenvolvimento no mundo local e global. Este artigo apresenta os principais estudos realizados em Portugal, destacando os seus objetivos, as metodologias seguidas, as limitações identificadas, assim como os principais resultados e conclusões. Esse levantamento configura-se como pertinente para o conhecimento das abordagens existentes em Portugal e das fontes em que se baseiam. Permite, ainda, ter uma visão de dados relativos à evolução do setor cultural e criativo no que diz respeito ao emprego e à criação de riqueza, bem como à situação do comércio internacional. Possibilita conhecer algumas das recomendações produzidas no sentido de melhor aproveitar os financiamentos públicos nacionais e europeus. Pretende-se que este estudo seja o ponto de partida para a elaboração de uma nova análise do peso do setor em Portugal em termos de criação de emprego e de riqueza.
Título traduzido da contribuiçãoAnalysis of the cultural and creative sector in Portugal: main macroeconomic studies between 2008-2018
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)72-94
Número de páginas23
RevistaRevista Diálogo com a Economia Criativa
Volume5
Número de emissão15
Estado da publicaçãoPublicado - 17 dez. 2020

Keywords

  • Setor cultural e criativo
  • Estudos macroeconômicos
  • Portugal

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Análise do setor cultural e criativo em Portugal: principais estudos macroeconômicos entre 2008-2018“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação