Análise fatorial confirmatória da Depression Anxiety Stress Scale em pessoas com doença renal crónica

Luís Sousa, Cristina Marques-Vieira, Sandy Severino, José Carlos Gomes, Helena Maria Guerreiro José

Resultado de pesquisarevisão de pares

5 Transferências (Pure)

Resumo

CONTEXTO: A Depression Anxiety Stress Scale (DASS) foi desenvolvida por Lovibond e Lovibond, em 1995, para avaliar os sintomas da ansiedade e da depressão. A versão portuguesa da DASS com 21 itens (DASS-21) confirmou ter propriedades idênticas às da versão original. OBJETIVO: Confirmar a estrutura da DASS-21 em pessoas com doença renal crónica em programa de hemodiálise. MÉTODO: Estudo metodológico. Foi obtida uma amostra representativa de 159 pessoas com doença renal cónica, em programa de hemodiálise, em duas clínicas e num serviço de nefrologia de um Centro Hospitalar, todos em Lisboa, Portugal. Foi realizada colheita de dados de maio a junho de 2015. Desenvolveu-se uma análise fatorial confirmatória com recurso ao software AMOS. Utilizaramse os seguintes parâmetros: rácio entre o Qui quadrado e os graus de liberdade (Χ2/g.l), goodness-of-fit index (GFI), comparative fit index (CFI), Tucker-Lewis index (TLI) e root mean square error of approximation (RMSEA). RESULTADOS: Obteve-se Χ2/g.l=1,980, GFI=0,84, CFI=0,87, TLI=0,85 e RMSEA=0,08, o que demostra ser um bom ajustamento para a hipótese da solução de dois fatores. Não se confirma a solução proposta na versão original e na versão portuguesa (três fatores). CONCLUSÕES: A versão portuguesa da DASS-21 apresenta dois fatores, e é válida para medir stresse/ansiedade e depressão, em pessoas com doença renal crónica.
Título traduzido da contribuiçãoConfirmatory factor analysis of the Depression Anxiety Stress Scale in chronic kidney disease
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)13-18
Número de páginas6
RevistaRevista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental
Número de emissão5
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 ago 2017

Keywords

  • Insuficiência renal crónica
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Estudos de validação

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Análise fatorial confirmatória da Depression Anxiety Stress Scale em pessoas com doença renal crónica“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação