Joana Carneiro Pinto*, Maria do Céu Taveira, Adelinda Candeias, Alexandra Araújo

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

9 Citações (Scopus)
14 Transferências (Pure)

A competência social diz respeito à forma como as pessoas percebem e atuam face a uma variedade de situações sociais. Este estudo avalia as características métricas da Prova de Avaliação de Competência Social face à Carreira (PACS-Car). Participaram 572 adolescentes (M=13,28 anos; DP=0,59), do 8º ano de escolaridade1 de escolas portuguesas. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória apontam para uma solução fatorial constituída por oito fatores. Os índices globais de adequação registados para o modelo são bastante robustos, comprovando a sua qualidade no ajustamento aos dados empíricos (X2/gl=4,097, CFI=0,895, GFI=0,851, RMSEA=0,079). Estes resultados estimulam ao desenvolvimento de pesquisa e intervenções que abordem as competências sociais para a promoção de comportamentos socialmente inteligentes de adaptação, progresso, e sucesso de carreira dos jovens.
Título traduzido da contribuiçãoConfirmatory factor analysis of the perceived social competence scale
Páginas (de-até)469-478
Número de páginas10
RevistaPsicologia: Reflexão e Crítica
Volume26
Número de emissão3
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2013

• Habilidades sociais
  • Orientação vocacional
  • Adolescentes
  • Análise fatorial confirmatória

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Análise fatorial confirmatória da prova de avaliação de competência social face à carreira“. Em conjunto formam uma impressão digital única.