La imagología literaria: una propuesta de aplicación

Título traduzido da contribuição: A imagología literária: uma proposta de aplicação

Aura Marina Boadas, Grauben Helena Navas de Pereira, Jefferson Plaza

Resultado de pesquisarevisão de pares

11 Transferências (Pure)

A pesquisa literária na Escola de Idiomas Modernos (EIM) da Universidade Central da Venezuela (UCV) tem sido associada com o encontro como outro, com as relações entre diferentes sociedades e manifestações culturais; por isso, uma das abordagens teóricas e metodológicas mais adequadas para seu estudo é a imagologia comparada, aproximaçaõ que é responsável pelo estudo da relação entre o eu e o outro nos textos literários. De todas as ferramentas teóricas e metodológicas oferecidas pelos estudos imagológicos, esta pesquisa utiliza o método imagológico proposto por Daniel-Henri Pageaux (1994): uma leitura crítica de textos literários a partir de três níveis: 1) lexical; 2) relações hierárquicas, e 3) argumento ou momento hermenêutico. Eles serão explicados ao longo do artigo. Para demonstrar a implantação de uma análise literária fundamentada na proposta de Pageaux (1994), vamos estudar o conto “O Eclipse” (1959/2007), de Augusto Monterroso, recorrendo à imagologia e a outras ferramentas complementares.
Título traduzido da contribuiçãoA imagología literária: uma proposta de aplicação
Idioma originalSpanish
Páginas (de-até)137-170
Número de páginas34
RevistaNúcleo
Número de emissão32-33
Estado da publicaçãoPublicado - 2017
Publicado externamenteSim

• Literatura comparada
  • Pesquisa literária
  • Imagologia
  • Método imagológico
  • Pageaux
  • Daniel-Henri

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A imagología literária: uma proposta de aplicação“. Em conjunto formam uma impressão digital única.