Um modelo integrado de promoção do sucesso escolar (MIPSE): a voz dos alunos

Resultado de pesquisarevisão de pares

8 Transferências (Pure)

Resumo

O presente artigo centra-se na caracterização e análise de um modelo integrado de promoção do sucesso escolar (MIPSE) com base em equipas educativas, no seu primeiro ano de implementação. O estudo que aqui se apresenta parte do processo de monitorização levado a cabo junto dos alunos implicados, através da aplicação de um questionário e da dinamização de um grupo de discussão focalizada. A partir da análise e interpretação dos dados recolhidos é possível concluir que o MIPSE é percecionado pela generalidade dos alunos como sendo um modelo pedagógico atrativo, motivador e gerador de mais e melhores aprendizagens. Registam-se, no entanto, algumas oportunidades de melhoria, como por exemplo o incremento do valor pedagógico de algumas das atividades a realizar pelos melhores alunos; o recurso a estratégias de ensino e aprendizagem mais diversificadas e ativas, capazes de implicar todos os alunos no trabalho escolar, e a necessidade de passar de uma lógica de remediação das dificuldades de aprendizagem de alguns alunos para uma lógica de promoção da melhoria das aprendizagens de todos
Título traduzido da contribuiçãoAn integrated model of school success promotion (MIPSE): the students’ voice
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)81-113
Número de páginas33
RevistaRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Volume16
Estado da publicaçãoPublicado - 2016

Keywords

  • MIPSE
  • Sucesso
  • Organização escolar
  • Gramática escolar
  • Equipas educativas
  • Alunos

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Um modelo integrado de promoção do sucesso escolar (MIPSE): a voz dos alunos“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação