Atividade antioxidante de pequenas frutas produzidas no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil

Magna da Gloria Silva Lameiro, Maria Inês Rodrigues Machado, Adriana Rodrigues Machado, Elizabete Helbig, Rui Carlos Zambiazi

Resultado de pesquisarevisão de pares

16 Transferências (Pure)

Resumo

A busca por pequenos frutos, por consumidores, tem aumentado nos ultimos tempos devido as grandes pesquisas sobre bioativos, que trazem benefícios associados à manutenção e bem-estar da saúde. Com isso, as agroindústrias também têm focado na expansão do mercado consumidor de polpas de frutas. Assim sendo, as culturas de amora-preta e mirtilo ganham espaço dentre outras espécies, das pequenas frutas consumidas no Brasil, despertam a atenção de consumidores, processadores de frutas, agentes comercializadores e, por consequência, por produtores em escala familiar, médio e de grande porte. O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade antioxidante da polpa in natura, da polpa diluída e da polpa liofilizada de amora-preta cv. Tupy e de mirtilo cv. Powderblue. Foram utilizados frutos de amora-preta (Rubus fruticosus) da cultivar cv.Tupy, e mirtilos (Vaccinium ashei Reade) da cv. Powderblue, ambos cultivados na cidade de Morro Redondo-RS. Os frutos previamente congelados (-18°C) foram mantidos à temperatura ambiente até o descongelamento, e em seguida foram triturados em liquidificador e peneirados para obtenção da polpa, que foram diluidas com água mineral nas proporções de 50% e 75% p/v (polpa: água). As frutas também foram armazendas e retiradas do ultrafreezer (-80°C) e imediatamente liofilizadas, após foram armazenadas em embalagens de polietileno sob congelamento (-20±2°C) até o momento das análises. A atividade antioxidante foi determinada seguindo o método descrito por Brand-Willians. Portanto, verificou-se que a polpa -in natura de mirtilo cv. Powderblue apresenta maior capacidade antioxidante que a amora- preta cv. Tupy.
Título traduzido da contribuiçãoAntioxidant activity of small fruits produced in the State of Rio Grande do Sul, Brazil
Idioma originalPortuguese
Número do artigoe11391210462
Número de páginas12
RevistaResearch, Society and Development
Volume9
Número de emissão12
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 15 dez. 2020
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Mirtilo
  • Amora-preta
  • Antioxidantes

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Atividade antioxidante de pequenas frutas produzidas no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação