Aprendizagem e bem-estar. O legado da Lição do Silêncio de Montessori

Alberto Filipe Araújo*, Joaquim Machado de Araújo

*Autor correspondente para este trabalho

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Resumo

A literatura sobre o silêncio realça a sua importância para a atenção e a escuta. O tema tem sido abordado sobretudo na dimensão comunicacional, na relação interpessoal e no conhecimento intrapessoal, como fenómeno ora positivo ora negativo, numa pluralidade de formas e funções. Na área educacional, destaca-se a Lição do Silêncio de Maria Montessori, cuja análise visa compreender a conceção e níveis de silêncio na pedagogia montessoriana e as condições de êxito da exercitação do silêncio interior pelas crianças, bem como refletir sobre a relevância atual da sua proposta numa escola focada na aprendizagem e no bem-estar. O estudo hermenêutico identifica conceitos, como ordem, imobilidade, atividade espontânea, liberdade e disciplina, que dão sentido ao silêncio pedagógico. A Lição do Silêncio compreende caraterísticas dos exercícios de silêncio com vista ao desenvolvimento da acuidade educativa e à adoção de uma atitude de meditação, assim como assinala conexões com atuais práticas de mindfulness com vista à promoção do bem-estar das crianças. O estudo realça ainda a abertura da proposta de Montessori para uma via mais profunda de silêncio favorecedora da elevação espiritual como parte da formação integral.
Título traduzido da contribuiçãoLearning and well-being. The Legacy of Montessori’s Lesson in Silence
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)15-29
Número de páginas15
RevistaRevista Lusófona de Educação
Volume60
Número de emissão60
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 6 nov. 2023

Keywords

  • Silêncio interior
  • Disciplina
  • Elevação espiritual

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