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Resumo

O presente capítulo aborda os efeitos da surdez na aquisição e desenvolvimento da linguagem na modalidade linguística gestual e oral. Começando por uma breve descrição dos diferentes graus, tipos e causas que caracterizam a surdez, e que devem ser considerados aquando da observação do desempenho linguístico de uma criança surda, o capítulo explora vários indicadores de um desenvolvimento atípico na aquisição de uma língua gestual e, particularmente, da Língua Gestual Portuguesa, em diferentes áreas do conhecimento linguístico (fonologia, morfologia, sintaxe e semântica). Adicionalmente, com base nos primeiros estudos de linguagem realizados a crianças portuguesas surdas com implante(s) cocleare(s), descreve-se o desenvolvimento atípico na aquisição de uma língua oral (particularmente, do Português Europeu), revelando, em específico, as dificuldades identificadas em tarefas de produção de conhecimento fonológico e em tarefas de compreensão e produção de conhecimento sintático. Em jeito de conclusão, são colocadas questões associadas aos instrumentos de avaliação e de diagnóstico de conhecimento linguístico utilizados em crianças surdas.
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoLinguística clínica
Subtítulo da publicação do anfitriãomodelos, avaliação e intervenção
EditoresMaria João Freitas, Marisa Lousada, Dina Caetano Alves
Local da publicaçãoBerlim
EditoraLanguage Science Press
Capítulo19
Páginas477–503
Número de páginas28
ISBN (eletrónico)9783961104000
ISBN (impresso)9783985540587
Estado da publicaçãoPublicado - 2022

Série de publicação

NomeTextbooks in language sciences
EditoraLanguage Science Press
Volume11
ISSN (eletrónico)2364-6209

Keywords

  • Surdez
  • Desenvolvimento atípico
  • Aquisição de língua gestual
  • Aquisição linguística oral

Citação