Resumo
Em Moçambique 43% das crianças com idades variantes entre os 0 e 5 anos de idade sofrem de desnutrição crónica. Os problemas relacionados ao estado nutricional são verificados com maior incidência em zonas rurais do país, sobretudo na zona norte com maior destaque para as províncias de Nampula e Cabo Delgado. Nas diversas medidas de prevenção e resolução, as ferramentas de comunicação, suas estratégias e acções podem contribuir para a informação, sensibilização e consciencialização das populações. O estudo aqui apresentado resulta de uma investigação no âmbito de doutoramento tendo como enfoque a eficácia das campanhas de marketing social para a diminuição dos índices de desnutrição em crianças do distrito de Monapo propostas por uma organização não governamental, que por questões éticas e de protecção, foi usado o nome fictício SD. Deste modo, o objectivo principal se baseia na compreensão das atitudes e comportamentos de mães gestantes e mães de crianças dos 0 aos 5 anos de idade face à campanha de nutrição. Assim, numa perspectiva de abordagem metodológica qualitativa, no contexto do paradigma interpretativo, os principais resultados da presente investigação revelam uma forte consciência das mães sobre os riscos associados ao problema, aos benefícios presentes no comportamento ideal e também perante a vontade clara em seguirem em conformidade face ao comportamento. No entanto, questões contextuais e de ambiente revelaram-se um grande entrave para a aplicabilidade prática destes comportamentos.
Título traduzido da contribuição | Attitudes and behaviors resulting from the action of malnutrition campaigns in children performed by the NGOSD for the population of the district of Monapo - Nampula |
---|---|
Idioma original | Portuguese |
Número do artigo | e4533334 |
Número de páginas | 20 |
Revista | Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento |
Volume | 3 |
Número de emissão | 3 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 20 nov. 2022 |
Keywords
- Comunicação
- Promoção da saúde
- Marketing social