As baixas qualificações, a massificação e a educação integral na educação. Reflexão de uma perspetiva sistémica 50 anos depois da revolução

Resultado de pesquisarevisão de pares

21 Transferências (Pure)

Resumo

A população portuguesa tem um défice histórico de qualificações. Este facto obrigou a que o processo de massificação do ensino, iniciado por altura da Revolução do 25 de Abril, fosse feito sem haver docentes qualificados em número suficiente. Daqui decorreu a criação de um sistema escolar baseado num currículo prescrito, determinado, sem espaço para a autonomia profissional dos docentes. Cinquenta anos depois da Revolução, estamos em plena mudança de paradigma curricular, com políticas de autonomia e flexibilidade que abrem caminho para uma verdadeira educação integral.
Título traduzido da contribuiçãoLow qualifications, massification and comprehensive education in education. Reflection from a systemic perspective 50 years after the revolution
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)1-14
Número de páginas14
RevistaRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Número de emissão28
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jun. 2024

Keywords

  • Qualificações
  • Professores
  • Currículo
  • Educação integral

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “As baixas qualificações, a massificação e a educação integral na educação. Reflexão de uma perspetiva sistémica 50 anos depois da revolução“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação