Resumo
A população portuguesa tem um défice histórico de qualificações. Este facto obrigou a que o processo de massificação do ensino, iniciado por altura da Revolução do 25 de Abril, fosse feito sem haver docentes qualificados em número suficiente. Daqui decorreu a criação de um sistema escolar baseado num currículo prescrito, determinado, sem espaço para a autonomia profissional dos docentes. Cinquenta anos depois da Revolução, estamos em plena mudança de paradigma curricular, com políticas de autonomia e flexibilidade que abrem caminho para uma verdadeira educação integral.
Título traduzido da contribuição | Low qualifications, massification and comprehensive education in education. Reflection from a systemic perspective 50 years after the revolution |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 1-14 |
Número de páginas | 14 |
Revista | Revista Portuguesa de Investigação Educacional |
Número de emissão | 28 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 1 jun. 2024 |
Keywords
- Qualificações
- Professores
- Currículo
- Educação integral