Marcos Paulo da Cunha Martinho, António Augusto Passos Videira

Resultado de pesquisarevisão de pares

O artigo examina os relatórios das expedições à Guarapari e outras publicações (1956–1967) do Padre Francisco Xavier Roser S.J. com o objetivo de caracterizar sua produção científica em trabalhos de campo em radiação ambiental, bem como identificar sua rede de colaboração. Este trabalho discute os levantamentos radiométricos das áreas com elevada radioatividade de solo, os exames dosimétricos da população local e as medidas de radioatividade atmosférica realizados no litoral sul capixaba. A partir dessas atividades são apresentadas as técnicas, os métodos de investigação empregados pelo grupo de cientistas, reunidos em torno de Roser, os resultados das pesquisas e as colaborações interinstitucionais estabelecidas na realização desse programa de pesquisa.
Título traduzido da contribuiçãoThe investigations on environmental radioactivity carried out in Guarapari by the Jesuit priest Francisco Xavier Roser (1956–1967)
Número do artigoe20210435
Páginas (de-até)1-17
Número de páginas17
RevistaRevista Brasileira de Ensino de Física
Volume44
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2022
Publicado externamenteSim

• Catholic university
  • Francisco x. roser s.j.
  • History of physics
  • Jesuits
  • Natural radioactivity

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “As investigações sobre radioatividade ambiental realizadas em Guarapari pelo padre jesuíta Francisco Xavier Roser (1956–1967)“. Em conjunto formam uma impressão digital única.