Resumo
Especialmente desde a segunda metade do século XX os pais assumiram uma posição determinante em movimentos cívicos e políticos em defesa da inclusão, nem sempre acompanhados da suficiente investigação. O presente estudo visa compreender as atitudes de 177 pais de crianças com e sem Necessidades Edu-cativas Especiais (NEE), com recurso ao Inventário Geral de Atitudes quanto à Educação Inclusiva (Barbosa,2005) e um questionário sociodemográfico. De acordo com os dados percebemos maioritariamente atitudes favoráveis em relação à inclusão das crianças com NEE, embora muitos indivíduos se mostrem indecisos. Encontramos diferenças entre os pais com e sem filhos com NEE, especialmente entre as mães, e atitude menos favorável entre pais sem filhos com NEE e com menos filhos. Os dados apresentam-nos pistas sobre o estado atual e oferecem-nos implicações para uma verdadeira mudança ao nível da escola
Título traduzido da contribuição | Parental attitudes toward inclusion: contributions of a quantitative study |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 112-121 |
Revista | Saber & Educar |
Número de emissão | 23 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 12 dez 2017 |
Keywords
- Atitudes
- Pais
- Inclusão
- Escola
- Questionário