Atitudes e consumo de cannabis em estudantes do ensino geral e vocacional

Vanessa Pereira, Paulo C. Dias

Resultado de pesquisarevisão de pares

3 Transferências (Pure)

O consumo de cannabis é um dos comportamentos de risco na adolescência que mais se tem destacado nos últimos anos. Perante uma norma social permissiva, a cannabis expandiu-se e ganhou protagonismo na cultura juvenil, percecionando-se atitudes mais favoráveis ao consumo. Dado o aumento da prevalência e as implicações precoce deste consumo, pretendeu-se compreender a relação entre as atitudes e o consumo de cannabis, junto de uma amostra de 164 estudantes do ensino geral e vocacional. Para isso, foram utilizados um questionário
sociodemográfico e sobre a experiência de consumo, o Cannabis Use Intention
Questionnaire e o Cannabis Abuse Screening Test. Foram encontradas diferenças
estatisticamente significativas no consumo de cannabis (problemático/de risco e
prevalências) e nas atitudes associadas (atitude, norma subjetiva, autoeficácia
percebida e intenção), em função do sexo, idade e percurso escolar. Os estudantes de sexo masculino com idade mais avançada, com maior absentismo e insucesso escolares, do ensino vocacional, apresentam maior consumo, um consumo mais problemático/de risco e atitudes globalmente mais favoráveis ao mesmo. Quanto mais favoráveis são as atitudes face ao consumo de cannabis, maior é o consumo. Este estudo reforça a necessidade de promover competências pessoais e sociais, de forma precoce e contínua, e de desenvolver programas de prevenção direcionada e seletiva, centrados nas atitudes e significado, em contexto escolar.
Título traduzido da contribuiçãoAttitudes and cannabis use in students of general and vocational education
Páginas (de-até)535-549
RevistaPsicologia, Saúde e Doenças
Volume19
Número de emissão3
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 30 nov 2018

• Cannabis
  • Consumo
  • Atitudes
  • Percurso escolar

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Atitudes e consumo de cannabis em estudantes do ensino geral e vocacional“. Em conjunto formam uma impressão digital única.