Felismino Basílio, José Matias Alves

Resultado de pesquisarevisão de pares

23 Transferências (Pure)

O estudo foi realizado com objetivo de avaliar o impacto da autoavaliação na melhoria de qualidade de ensino, pesquisa e extensão numa universidade da província de Tete-Moçambique. Definiu-se um estudo de caso único, com abordagem qualitativa. Os dados foram colhidos através da entrevista, análise documental, observação direta e inquérito e foram discutidos à luz da triangulação de fontes e do quadro teórico. Os resultados foram apresentados por categorias temáticas. Concluiu-se que a autoavaliação de qualidade gera poucos contributos para a melhoria da IES, sendo os poucos existentes concentrados no ensino e quase insignificantes para a pesquisa e inexistentes para a extensão, o fato é motivado, de entre outras razões, pela realização descontínua da autoavaliação na instituição, isto é, só ocorre quando a IES pretende submeter um curso para a acreditação. Recomenda-se que as IES devem elaborar instrumentos próprios, com base nos documentos do CNAQ, constituídos por critérios que permitam efetivamente promover e avaliar a melhoraria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão e posterior promoção da cultura de autoavaliação contínua.
Título traduzido da contribuiçãoQuality self-assessment: its impact on the improvement of a higher education institution. «Case study»
Número do artigoe12216
Número de páginas19
RevistaRevista Educação em Páginas
Volume2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 abr. 2023

• Autoavaliação de qualidade
  • Impacto
  • Ensino superior
  • Moçambique

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Autoavaliação de qualidade: seu impacto na melhoria de uma instituição de ensino superior. «Estudo de caso»“. Em conjunto formam uma impressão digital única.