Avaliação de apps utilizadas em contexto educativo

Francisco Veiga, António Andrade

Resultado de pesquisarevisão de pares

4 Citações (Scopus)
6 Transferências (Pure)

Resumo

Nos últimos anos assistimos a um aumento contínuo na utilização das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, mais concretamente na aplicação das tecnologias móveis dentro e fora da sala de aula. Em vez de indiferença ou recusa esta tendência é um aproveitamento do potencial latente e um esforço de adaptação da escola à importância da tecnologia na sociedade. Novas formas de ensinar e aprender utilizando o smartphone permitem o desenho de atividades que utilizem apps como ferramenta didática para serem usadas em contexto de sala de aula. O objetivo deste estudo é encontrar um conjunto de indicadores que permitam aos professores avaliar as apps de um reportório que tenham utilizado, ou que estejam ou pretendam utilizar em contexto educativo e que desejem partilhar com a comunidade para facilitar a sua adequada adoção. Fica fora do âmbito deste trabalho a problemática dos eventuais impactos do uso do smartphone na memória, na atenção ou em outras dimensões cognitivas: focamo-nos essencialmente no seu potencial como meio que explicita conhecimento e incrementa a motivação e a colaboração. Assim, chegamos a uma proposta de análise organizada em três categorias e 23 atributos.
Título traduzido da contribuiçãoEvaluation of apps used in an educational context
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoProceedings of CISTI 2020 - 15th Iberian Conference on Information Systems and Technologies
EditoresAlvaro Rocha, Bernabe Escobar Perez, Francisco Garcia Penalvo, Maria del Mar Miras, Ramiro Goncalves
EditoraIEEE Computer Society
Páginas1-6
Número de páginas6
ISBN (eletrónico)9789895465903
ISBN (impresso)9781728167244
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - jun 2020
Evento15th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2020 - Seville
Duração: 24 jun 202027 jun 2020

Série de publicação

NomeIberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI
Volume2020-June
ISSN (impresso)2166-0727
ISSN (eletrónico)2166-0735

Conferência

Conferência15th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2020
País/TerritórioSpain
CidadeSeville
Período24/06/2027/06/20

Keywords

  • Ensino
  • Tecnologia
  • Smartphone
  • App
  • Qualidade

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Avaliação de apps utilizadas em contexto educativo“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação