Avaliação de Cenários Alternativos de Organização para o período 2007 a 2009

Leonardo Costa, José Carlos Gama

Resultado de pesquisa

17 Transferências (Pure)

Resumo

Elaboraram-se dois cenários para a evolução da actividade da Sanidade Obrigatória no EDM: i) o Cenário Base (Status Quo) e ii) o Cenário Alternativo (de Organização em Rede das OPP). Em ambos os cenários a actividade de Sanidade Obrigatória permanece ligada às Cooperativas que as OPP integram. Em ambos os cenários, os pagamentos dos produtores pela Sanidade Obrigatória são realizados directamente às OPP locais e/ou respectivas Cooperativas. O Cenário Base continua o modelo organizacional vigente. No Cenário Alternativo, para além das OPP locais, é criada uma OPP de nível superior (Regional) que as Cooperativas partilham. No Cenário Alternativo as OPP funcionam em Rede.
Para ambos os cenários calculou-se a conta de exploração económica previsional anual para o período de planeamento, que abarca os anos de 2007, 2008 e 2009. O objectivo deste exercício foi o de avaliar a sustentabilidade económica de cada um dos modelos.
O Cenário Base, do Status Quo, conduz à inviabilidade das OPP.
O Cenário Alternativo, de funcionamento em Rede das OPP, possibilita a viabilidade económica das OPP, responde tout court à eventual exigência por parte da tutela de um número mínimo de bovinos equivalentes por OPP, não impede a procura por parte das Cooperativas e das próprias OPP locais de economias gama, aumenta a posição competitiva das Cooperativas e suas OPP num mercado que se prevê progressivamente liberalizado.
Idioma originalPortuguese
Órgão de ativaçãoUCADESA – União de Defesa Sanitária do Entre Douro e Minho - Projecto AGRIS “Plano de desenvolvimento estratégico para a organização da sanidade animal no Entre Douro e Minho”.
Estado da publicaçãoPublicado - jan. 2007

Citação