Avaliação externa das escolas TEIP: transformação e melhoria

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Resumo

Poder-se-á afirmar que a coletânea de textos construídos por uma diversidade de autores, trabalhando em diferentes contextos, se constitui como um horizonte de possibilidade de renovação das práticas educativas. E isto porque a avaliação externa pressupõe uma autoavaliação participada que aconselha a revisitar (e responder) 4 questões fundamentais: i) como é que a organização educativa de vê a si própria nos modos de planear, executar, monitorizar e avaliar a ação educativa; ii) de que forma as lideranças criam dinâmicas de autoconhecimento, inovação e melhoria, iii) como se garante a qualidade educativa para todos os alunos e se contribui para o desenvolvimento da comunidade educativa e iv) como têm evoluído os resultados académicos e sociais dos alunos. Através de contributos plurais, temos acesso a uma diversidade de perspetivas que convocam a avaliação externa como dispositivo de ao serviço do enriquecimento das práticas educativas. Como referem os organizadores da edição, uma escola mais inclusiva passa “pela construção e desenvolvimento de comunidades profissionais de aprendizagem que fazem do “ofício” de fazer aprender todos os alunos um imperativo ético e um compromisso inalienável”. E este imperativo e este compromisso só é atingível através de dinâmicas de autognose, metamorfose e melhoria dos processos e resultados.
Idioma originalPortuguese
Local da publicaçãoLisboa
EditoraUniversidade Católica Editora
Número de páginas112
ISBN (eletrónico)9789725410356
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - mai. 2024

Série de publicação

NomeEstudos de Educação

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