Resumo
Partindo de um conjunto de variáveis associadas ao sucesso/fracasso escolar, este estudo analisa como estas se combinam em perfis escolares diferenciados. Num design longitudinal,acompanharam-se 140alunos, do 7.º ao 9.º ano, recolhendo-se medidas repetidas de variáveis psicológicas, socio familiares e notas escolares. Na análise de clusters identificaram-se três perfis escolares. O primeiro, denominado por perfil de fracasso não envolvido com a escola, corresponde ao grupo com baixas notas, cujas características pessoais e socio familiares dificultam a aprendizagem. O segundo grupo corresponde, igualmente, a um perfil de fracasso,apresentando, porém, características que amortecem esses efeitos negativos (perfil de fracasso escolar envolvido com a escola). O último grupo, perfil de sucesso escolar, integra alunos com boas notas, e cujas características pessoais e socio familiares favorecem os seus bons resultados. Esses resultados enfatizam a necessidade de ir além da nota, contrariando o peso que esta tem na definição do que é o sucesso/fracasso escolar.
Título traduzido da contribuição | Para além da nota: definição de perfis de sucesso e fracasso escolar |
---|---|
Idioma original | English |
Páginas (de-até) | 1-11 |
Número de páginas | 11 |
Revista | Psicologia Escolar e Educacional |
Volume | 23 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 2019 |
Keywords
- Sucesso académico
- Família
- Aluno