Beyond the grade: defining school success and failure profiles

Título traduzido da contribuição: Para além da nota: definição de perfis de sucesso e fracasso escolar

Diana Soares, Leandro Silva Almeida

Resultado de pesquisarevisão de pares

2 Citações (Scopus)
30 Transferências (Pure)

Resumo

Partindo de um conjunto de variáveis associadas ao sucesso/fracasso escolar, este estudo analisa como estas se combinam em perfis escolares diferenciados. Num design longitudinal,acompanharam-se 140alunos, do 7.º ao 9.º ano, recolhendo-se medidas repetidas de variáveis psicológicas, socio familiares e notas escolares. Na análise de clusters identificaram-se três perfis escolares. O primeiro, denominado por perfil de fracasso não envolvido com a escola, corresponde ao grupo com baixas notas, cujas características pessoais e socio familiares dificultam a aprendizagem. O segundo grupo corresponde, igualmente, a um perfil de fracasso,apresentando, porém, características que amortecem esses efeitos negativos (perfil de fracasso escolar envolvido com a escola). O último grupo, perfil de sucesso escolar, integra alunos com boas notas, e cujas características pessoais e socio familiares favorecem os seus bons resultados. Esses resultados enfatizam a necessidade de ir além da nota, contrariando o peso que esta tem na definição do que é o sucesso/fracasso escolar.
Título traduzido da contribuiçãoPara além da nota: definição de perfis de sucesso e fracasso escolar
Idioma originalEnglish
Páginas (de-até)1-11
Número de páginas11
RevistaPsicologia Escolar e Educacional
Volume23
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2019

Keywords

  • Sucesso académico
  • Família
  • Aluno

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Para além da nota: definição de perfis de sucesso e fracasso escolar“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação